0

Aprender Como Calcular Seu IMC

IMC  é o  índice de massa corporal  e serve para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Aprendendo como calcular seu IMC você pode ver em qual classificação você se enquadra.

Mas porque isto é importante afinal ? Bom primeiramente que nunca se falou tanto em obesidade, boa forma, peso ideal, etc como nos dias atuais. Isto se deve devido ao aumento no número de pessoas obesas, várias pessoas em todo o mundo estão acima do peso e algumas estão acima do peso a ponto de já ter a saúde prejudicada pela obesidade. Por conta disso muitos estão se preocupando e começando a fazer o cálculo de IMC para determinar se estão acima do peso ideal e em caso positivo fazer algo para mudar esta situação.

Ao calcular seu IMC é possível saber se você está acima de seu peso, se  está no peso ideal, ou até mesmo se está abaixo do seu peso ideal.  Se ao calcular seu IMC o resultado der que você está em seu peso ideal para seu tamanho então é um sinal de que você está com o corpo e saúde em dia.

Como Calcular Seu IMC

O cálculo do IMC é bem simples e pode ser feito rapidamente. Para realizar o cálculo basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado em metros como mostrado na fórmula abaixo:

IMC

Fórmula de como calcular IMC

 Exemplo de Como Calcular Seu IMC

Segue um exemplo de um cálculo para uma pessoa que pesa 62kg e tem 1,61 metros de altura:

IMC

Exemplo de como calcular IMC

 Classificação do IMC

Ok, agora você já sabe como calcular o IMC e determinar qual é seu IMC, mas e agora o que fazer com esta informação ? Agora o próximo passo é ver na tabela de classificação em qual classificação seu resultado se encaixa.

Tabela de Classificação IMC

  • Até 18,5: Abaixo do peso.
  • De 18,5 a 24,9: Saudável.
  • De 25,0 a 29,9: Peso em excesso.
  • De 30,0 a 34,9: Obesidade grau 1.
  • De 35,0 a 39,9: Obesidade grau 2.
  • De 40,0 para cima: Obesidade grau 3.

Uma observação necessária é que o cálculo de IMC funciona melhor para maiores de 20 anos, já que para crianças, adolescentes e jovens em processo de formação precisam de um outro cálculo mais específico com melhor índice de acerto.

O Índice de Massa Corporal ( IMC ),é um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com um bom grau de acerto, se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso. Porém, o método mais preciso para determinar se a pessoa está gorda é a medição da taxa de gordura corporal que pode ser feita com médicos especialistas como nutricionistas por exemplo.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *