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Aprender Como Correr Corretamente

Atualmente muitas pessoas estão se tornando adeptas da corrida, é fundamental aprender como correr corretamente para quem está iniciando na corrida.

A corrida é uma atividade física simples e eficiente que ajuda a melhorar o condicionamento físico e faz  bem a saúde, além disso é uma atividade física que  praticamente não possui contra-indicações, ou seja, qualquer pessoa pode fazer, com exceção daquelas pessoas que sofrem de algum problema cardíaco, neste caso devem procurar um médico para ver se podem realizar esta atividade, mesmo em caso positivo, neste caso devem ter algum tipo de acompanhamento.

Correr é uma das atividades físicas mais comum que o ser humano está adaptado a fazer.É algo natural que somos capazes de realizar praticamente logo em seguida após aprender a andar.

Se você já praticou corrida antes e está muito tempo sem correr ou se nunca foi adepto da corrida mas agora surgiu o interesse devido a grande febre em torno da corrida de rua na atualidade e seus benefícios e bem estar que proporciona, então o primeiro passo antes de iniciar é aprender como começar a correr e como correr corretamente, pois mesmo um exercício simples como a corrida se executado de maneira incorreta pode provocar mais males do que benefícios.

Apesar de a primeira vista parecer simples correr, pra quem imagina que é só por uma roupa de ginástica, colocar um tênis e sair correndo, não é tão simples assim. A tarefa não é fácil, o primeiro obstáculo a ser vencido é a preguiça,vencido este obstáculo o próximo é o cansaço físico e após ele ainda há a questão de se organizar para correr com frequência, pois não adianta nada correr 3 ou 5 dias em uma semana e na próxima semana apenas 1 dia.

Como Correr Corretamente

Antes de começar a correr, como já informado no início deste post é importante saber como começar a correr corretamente. Isto envolve não apenas a corrida em si, mas algumas coisas importantes que devem ser efetuadas antes de iniciar a correr.

Como Correr Corretamente – Preparação Pré-Corrida

  • Procure um médico para checar se está tudo em ordem com sua saúde e se o médico te libera para correr, faça exames se necessário.
  • Compre tênis próprio para corrida. Um fator super importante é usar tênis apropriados para corrida, não precisa ser um tênis caríssimo, mas ao mesmo tempo também não pode ser um tênis qualquer que não é apropriado para corrida pois neste caso pode gerar problemas e dores nos pés, principalmente na região do calcanhar, tênis como Mizuno e Nike próprios para corrida são boas opções e podem ser encontrados com preços acessíveis.
  • Escolha bem também a sua roupa para correr, as roupas devem ser leves, macias e confortáveis e em dias muito quentes é recomendável usar roupas claras, pois usar preto em dias quentes por exemplo, vai aumentar sua sensação de calor e pode prejudicar o treino pois a cor preta absorve muito mais o calor.
  • Corra em lugares seguros que ofereçam tranquilidade, lugares como parques e praças são uma ótima opção. Se você optar por correr na rua embora não seja muito recomendado para iniciantes, procure ruas bem sinalizadas, sem muito movimento e evite sair correr a noite, a não ser que tenha mais alguém correndo com você para fazer companhia.
  • Se optar por correr à noite na rua, use roupas com material reflexivo para ficar mais visível aos motoristas.
Corra em lugares seguros como parques

Como Correr Corretamente -Começando a Correr

  1. - Se em sua cidade existir alguma assessoria esportiva o ideal é buscar  ajuda profissional para dar início ao seu treinamento.
  2. Sempre antes de correr faça um aquecimento com uma caminhada de uns 10 minutos e dedique um tempo para fazer  alongamentos também.
  3. Não comece correndo rápido, comece correndo devagar num ritmo que seu corpo se adapte e se sentir que pode aumentar um pouco a velocidade, aumente conforme seu ritmo.
  4. Durante a corrida mude a intensidade, correndo mais rápido em certos trechos e mais lento em outros.
  5. Para começar sempre  faça pequenos intervalo, correndo por aproximadamente 1 minuto e depois caminhando por 2 minutos. Repita este treino de 6 a 8 vezes.
  6.  Com o tempo conforme seu organismo for se adaptando a corrida, aumente a duração do intervalo de corrida para 1 minuto e 30 segundos por exemplo e diminua seu tempo de caminhada.
  7. Após algum tempo você já vai estar com o corpo mais acostumado a corrida e com isso poderá começar a mudar seu treino para que envolva somente corrida, aumentando o tempo de corrida e distância percorrida, bem como velocidade com o passar do tempo.

Agora que você já sabe como correr corretamente, vença a preguiça e inicie seu plano de corrida hoje.

Daniel

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