0

Aprender Como Fazer Arroz

Aprender como fazer arroz branco e soltinho é  uma tarefa que muitos consideram árdua.  Mais da metade da população do mundo se alimenta de arroz, porém nem todos sabem como fazer arroz da forma ideal para que não fique muito grudento ou aguado por exemplo.

Como em todo o mundo, o arroz também é um dos principais alimentos na mesa dos brasileiros, juntamente com o feijão. Na verdade é um alimento básico do dia a dia que pode ser combinado com qualquer outra comida. Fazer arroz não é difícil, porém é preciso seguir os passos corretos e ter paciência para aprender como fazer arroz da maneira correta e desta forma o arroz não fique grudado, aguado ou queimado.

Ingredientes para fazer arroz branco

  • 2 copos de 250ml de arroz
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de sal
  • Meia cebola cortada em cubos

Passo a Passo para fazer arroz

  1. O primeiro passo é lavar o arroz. Coloque o arroz numa bacia e adicione água, vai vai sair uma água levemente embranquecida, continue lavando até a água sair limpa. Depois de lavar bem deixe a água escorrer.
  2. Corte a cebola e o alho em picadinhos.
  3. Pegue uma panela e coloque 2 ou 3 copos de água para ferver.
  4. Pegue uma outra panela que vai ser usada para colocar o  arroz e coloque aproximadamente 2 colheres de óleo, ou o suficiente para preencher o fundo da panela.
  5. Ligue o fogo e espere aproximadamente 1 minuto até o óleo esquentar.
  6.  Com o óleo quente, adicione a cebola picada e o alho e deixe fritar até a cebola ficar um pouco transparente. Não deixe o alho queimar.
  7. Coloque o arroz para fritar junto com a cebola e o alho. Tempere com uma colher (sopa) de sal e mexa bastante. Deixe fritar bastante até ele ficar sequinho e deixar de ficar esbranquiçado para ficar transparente. Isso vai demorar uns 5 minutos.
  8. Quando o arroz estiver bem fritinho e começando a ficar transparente, pegue a água que ferveu na outra panela e vá jogando sobre o arroz até cobrir todo o arroznão jogue toda a água, mas apenas o suficiente até cobrir o arroz.
  9. Abaixe o fogo do arroz e coloque uma tampa na panela, agora paciência é fundamental , pois demora um pouco. Depois de 3 a 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco. Após este tempo jogue mais da água fervida, até cobrir todo arroz novamente, tampe a panela novamente e deixe a água evaporar.
  10. Depois de alguns minutos prove o arroz pra ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para ficar no ponto, desligue o fogo e deixe o arroz “descansar” um pouco, evaporando o restante da água.
arroz

Como fazer arroz branco e soltinho

Para deixar o arroz com um temperinho a mais você também pode adicionar bacon e calabresa para fritar junto com a cebola e alho, porém neste caso diminua um pouco a quantidade do sal para não ficar muito salgado. Para não queimar o arroz nunca deixe o arroz no fogo e saia para fazer outras coisas como ver TV por exemplo, pois é quase certo que vai esquecer da hora de desligar o fogo. Seguindo estas dicas e passo a passo de como fazer arroz agora ficou fácil de fazer aquele arroz branco e soltinho delicioso !

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *