0

Aprender Como Investir na Bolsa de Valores

É uma boa ideia aprender como investir na Bolsa de Valores ? Bom antes de responder a esta pergunta vamos a alguns dados:

Atualmente boa parte da movimentação de compra e venda de ações na Bolsa de Valores é feita por pessoas físicas, ou seja, pessoas comuns como eu e você que fazem os investimentos de forma simples em casa mesmo utilizando um computador e conexão com Internet. Muitos não tem um conhecimento avançado do Mercado da Bolsa de Valores porém mesmo assim tem muita gente multiplicando o dinheiro investido e conseguindo ter rentabilidade anual bem superior a poupança ou outros investimentos.

Porém apesar de ser uma opção atraente para conseguir uma rentabilidade melhor para seu dinheiro, o outro lado da moeda é que é um investimento de risco no qual seu dinheiro também pode ser reduzido drasticamente ou dependendo do caso pode-se até mesmo perder tudo que investir.

Investir na Bolsa de Valores – Comprar e Vender Ações, bom ou mau negócio ?

Esta é uma pergunta que todos que pretendem investir na bolsa de valores comprando e vendendo ações devem fazer.

Para que você entenda melhor esta questão veja alguns casos abaixo:

  1. Ano de 2006 o Ibovespa, índice de ações da Bolsa de Valores subiu 32%.
  2. Ano de 2007 o Ibovespa subiu aproximadamente 43%
  3. Ano de 2008 o Ibovespa caiu aproximadamente 42%
  4. Ano de 2012 Ibovespa com leve alta de pouco mais de 16%
Então tudo depende da “sorte” de investir no ano certo ? Num ano que o Ibovespa venha a subir ? Não, não é assim que as coisas funcionam. Embora o Ibovespa suba X% ou caia X% em determinado ano, não significa que todas ações subiram ou cairam a mesma porcentagem que o Ibovespa.
Explicando melhor, se pegarmos o ano de 2006 por exemplo em que o Ibovespa subiu 32%, parece uma ótima valorização e de fato é porém algumas ações subiram mais do que isso como as ações da Petrobras ( Petr4 ) com pouco mais de 40% e da Usiminas( Usim5) com 53%, porém ao mesmo tempo ações como da Positivo ( Posi3 ) cairam 2%.
E no ano de 2008 onde houve uma forte queda do Ibovespa com queda de 42%, algumas ações cairam muito mais que isso, pegando os mesmos exemplos, Petrobras ( petr4 ) e Usiminas ( Usim5 ) chegaram a cair mais de 50% e Positivo ( Posi3) caiu mais de 80%.
No ano  de 2011o Ibovespa caiu mais de 18% porém algumas ações foram na contramão e subiram, algumas ações menos conhecidas subiram absurdamente como as ações da Mundial ( MNDL ) que chegaram a subir mais de 500% em questão de 2 meses.
Você deve estar pensando; Ok, agora que não estou entendendo nada, como a Bolsa de Valores sobe e ações caem, ou como algumas ações sobem mais que a Bolsa ??
O que ocorre é que o Índice Bovespa, Ibovespa, também conhecido pela sigla Ibov é apenas um  indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores, formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. Ou seja, a valorização ou desvalorização do Ibovespa ou Ibov varia conforme a valorização e desvalorização de cada uma das ações que compõe o Ibovespa. A maioria destas ações que compões o Ibovespa são ações chamadas de “Blue Chips“, ou seja, ações de alta categoria, de grandes empresas como Petrobras, Vale do Rio Doce, Usiminas, Gerdau, América Latina Logística, Lojas Americanas, etc.
Após saber de tudo isso a resposta que podemos dar a questão sobre se vale apena investir na bolsa de valores ou se não vale apena investir na bolsa de valores é que isso depende de alguns fatores como momento da compra, ações da empresa comprada, momento do mercado e da economia. Além disso também entra o fator do tempo, ou seja, se pretende investir pra longo prazo como 15 anos ou mais ou se pretende investir apenas por um curto tempo como 1 ano.

Como Investir na Bolsa de Valores

É possível investir na bolsa de valores de duas formas, a primeira delas é através de um banco investindo em algum fundo de investimento em ações do banco, neste caso o banco é quem gerencia as ações e o cliente não se preocupa com nada disso, apenas acompanha o rendimento mensal do fundo escolhido. A vantagem é a facilidade principalmente para iniciantes, porém a desvantagem é que  existem taxas de administração e outras taxas bancárias, além disso nem sempre os bancos acertam e em alguns casos a rentabilidade pode ser baixa até mesmo inferior a poupança e também não dá pra descartar a possibilidade de ocorrer uma rentabilidade negativa.

investir

Investir usando Homebroker

A segunda forma é através de uma Corretora de Valores. As corretoras são membros das Bolsas de Valores credenciados pelo Banco Central e habilitados a negociar valores mobiliários com exclusividade no sistema eletrônico da IBovespa. Neste caso é preciso ser cliente de uma destas empresas para comprar e vender ações e todo gerenciamento, compra e venda de ações é feita pela pessoa mesmo através do Home Broker, um software oferecido pelas corretoras para este propósito. A vantagem é poder investir comprando e vendendo ações no conforto do lar com simplicidade através do seu computador e Internet utilizando o Home Broker. Porém a desvantagem principalmente para iniciantes é o perigo de comprar ações ruins, ou de comprar ações no momento errado, por exemplo, se for hora de vender as ações e você acabar comprando e com isso pode ter desvalorização, outro problema é o fator psicológico  e emocional que influenciam muito em sua decisão de compra e venda e um descontrole pode levar a comprar ou vender na hora errada fazendo com que perca dinheiro.

Como Investir Comprando Boas Ações

  1. Uma das melhores coisas a se fazer para comprar boas ações é primeiramente investir nas Blue Chips, ou seja, as ações de primeira linha. Isto te dará mais chances de fazer um bom investimento, pois irá investir em ações de grandes empresas que tem ótimo potencial para crescimento
  2. Além de escolher ações Blue Chips, escolha ações de empresas que pagam dividendos para investir. Se estas ações não te derem lucro no curto prazo, com certeza te darão lucro no longo prazo, pois todos os anos receberá dividendos da empresa de quem comprou ações.
  3. Saiba analisar o mercado e comprar no momento certo. Ou seja, o ideal é comprar na baixa e vender na alta. Porém o que é alta e o que é baixa ? É difícil definir, mas pra ficar mais claro, investidores que viram o Ibovespa no auge no início de 2008  se animaram e resolveram comprar pois estava subindo muito…Compraram no momento errado pois logo veio a queda, por outro lado quando o Ibov já tinha caído 40% e todos estavam em pânico ninguém queria comprar, porém aqueles que compraram neste momento, ganharam muito, pois compraram na baixa e pegaram altas de lá pra cá. Então isto é uma questão de cada um estudar e analisar.
  4. Leia muito notícias sobre economia, mercado e empresas das quais pretende comprar ou vender ações.
  5. Se possível faça um curso de análise técnica de ações para obter mais sucesso em seus investimentos na bolsa de valores.

Uma última dica que deixamos para quem quer aprender como investir na bolsa de valores comprando e vendendo ações é fazer algum curso sobre o assunto, existem muitos cursos sobre como investir na bolsa de valores, alguns cursos básicos que ensinam como investir na bolsa de valores podem ser encontrados até mesmo gratuitamente na Internet.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *