0

Como Acalmar um Bebê

Como Acalmar um bebê muito agitado ? Ter um bebê novo pode trazer alegria e emoção para a família, mas alguns pais sofrem para acalmar seus filhos que choram demais ou não dormem direito.

Este tipo de situação costuma deixar os pais se sentindo inseguros, culpados, irritados e cansados precisando urgentemente de algumas boas horas de sono.Existem muitas soluções que podem ajudar os pais para acalmar um bebê agitado e fazer com que o bebê durma, assim os pais podem descansar e cuidar do seu bebê mais facilmente.

Como Acalmar um Bebê

Vários são os motivos que fazem um bebê chorar como fome, sono, cólicas, fralda suja ou muito molhada, frio, calor, necessidade de colo entre outros. Por isso é preciso tentar  entender do que o bebê está precisando no momento para saber como acalmá-lo.

Acalmar um Bebê com Amamentação ou Chupeta

No caso de bebês recém nascidos que amamentam, quando o bebê estiver muito agitado ele pode ser amamentado para proporcionar conforto. A amamentação libera hormônios na mãe e no bebê, que ajudam muito a se acalmar, proporcionando um momento de silêncio e vínculo entre ambos. Os bebês amamentados podem ser amamentados, mesmo se eles não estiverem com fome, sem medo de superalimentação neste caso pois quando o bebê mama para se acalmar logo acaba pegando no sono e para de mamar.

No caso de bebês maiores pode ser oferecida uma chupeta enquanto a mãe ou pai fazem carinho no bebê aconchegando-o no colo para fornecer ao bebê  uma experiência  de conforto semelhante a amamentação. A ação de sucção vai permitir que o bebê sinta uma sensação de conforto e alívio para problemas de desconforto, tais como o gás ou excesso de estimulação. Muitas vezes, o ato de chupar chupetas  no conforto dos braços de um pai vai ajudar a criança a adormecer rapidamente.

 Acalmar um Bebê  Ajudando a Aliviar Cólicas

Muitas vezes bebês ficam agitados e choram por cólicas provocadas por gases. Ajudar a aliviar os gases pode fazer a cólica passar e dar alívio ao bebê. Os pais devem colocar a criança deitada de costas na cama ou berço e de forma suava mover suas perninhas fazendo um movimento como se estivesse andando de bicicleta. Depois de fazer estes movimentos com as pernas do bebê por alguns minutos, os pais podem delicadamente, dobrar as pernas do bebê e pressioná-las para cima contra o peito. Ambos os movimentos ajudam na digestão e normalmente resultam em ajudar a aliviar os gases e com isso passar a dor.

Acalmar um Bebê com Música ou Sons Suaves

Músicas e sons suaves costumam acalmar bebês agitados, isso ocorre pois quando no útero bebês estavam acostumados  a sons  suaves. Os pais podem tentar simular esses sons como”sh” repetidamente  enquanto estão com o bebê no colo. Alguns bebês também são consolados e se acalmam ao ouvir a voz de sua mãe ou quando ouvem uma música suave ou até mesmo assobio suave enquanto estão aconchegados no colo dos pais.

Acalmar um Bebê com Movimentos Suaves

Outra coisa que ajuda muito a acalmar um bebê agitado é pegar o bebê no colo e fazer movimentos suaves balançando o bebê de um lado pro outro ou pra frente e pra trás, alguns bebês gostam de ser balançados suavemente outros um pouco mais rápido. Fazer isso aliado ao passo anterior de fazer algum som suave ou cantar/ colocar alguma música suave com certeza dará resultado.

Acalmar um Bebê com Banho Morno

Um banho morno pode acalmar um bebê chorando, proporcionando uma sensação semelhante a estar no útero. Se houver uma banheira para adultos no banheiro ter um dos pais na banheira com o bebê lhe permite relaxar e se sentir seguro. Qualquer mãe ou pai pode encher a banheira com água morna e espuma de banho suave própria para o bebê e em seguida entrar  calmamente na banheira com o bebê em seu peito. As mães que estão amamentando podem até amamentar na banheira para proporcionar maior conforto para o bebê agitado.

Acalmar um Bebê Ficando Junto a Ele

Os bebês muitas vezes choram simplismente devido ao desconforto de se sentirem sozinhos . A proximidade comum dos pais pode fornecer ao bebê  uma sensação de segurança e calor. Os pais podem deitar na cama com o bebê e ficar juntinho com ele por um período até que se acalme.

Acalmar um Bebê Passeando ou Andando de Carro

Alguns bebês são tão agitados que mesmo usando todas soluções explicadas até aqui os pais tem dificuldades em acalma-lo.  Em casos assim alguns pais conseguem acalmar o bebê colocando o no carrinho e saindo para passear, ou colocando o bebê no carro no bebê conforto e saindo para dar uma volta de carro. Embora sejam soluções úteis, no caso do passeio de carro, nunca deve ser feito se o pai que foi dirigir estiver sonolento.

Acalmar um Bebê nem Sempre é Fácil

Como mostrado aqui, acalmar um bebê nem sempre é uma tarefa fácil, além das dicas e soluções que abordamos há também o básico que é sempre verificar a fralda do bebê, ver se o bebê não quer arrotar, ver se o bebê não está com frio ou calor e principalmente se não é fome ou sede. Se nada resolver e ajudar o bebê a se acalmar o melhor a fazer é levar em um pediatra para verificar se o motivo do choro e agitação podem ser por algum machucado ou outra coisa que só um pediatra pode identificar.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *