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Como Controlar o Colesterol

Para controlar o colesterol você tem feito  sacrifícios como evitar comer alimentos como ovos, carnes e até mesmo frutos do mar como camarão ? Se você tem evitado estes alimentos por os considerar verdadeiros monstros que provocam colesterol, então é melhor repensar o assunto.

Atualmente, especialistas em nutrição notaram que  alimentos considerados  ricos em colesterol como o ovo, por mais  incrível que pareça são fichinha perto dos verdadeiros vilões: gorduras saturadas e gorduras trans. Além disso alguns alimentos ricos em colesterol, como ovos são excelentes fontes de proteína de baixo custo, assim como  fonte de muitos outros nutrientes.

O colesterol é um lipídio ou gordura que é necessário para a vida e a saúde em quantidades moderadas. Porém a quantidade de colesterol no sangue é importante porque há relação entre níveis sangüíneos elevados de colesterol e problemas cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas.Um colesterol alto também pode ser prejudicial para pessoas com doenças como diabetes e doença renal.

Segundo  médicos e especialistas o nível recomendado de colesterol para adultos com mais de 20 anos geralmente deve ser um nível  de colesterol total no sangue de menos de 200 mg por decilitro. Para o LDL, ou colesterol “ruim”, o nível deve ser inferior a 100 mg, e para HDL, o colesterol “bom”, o nível deve ser de aproximadamente 60 mg, que é considerada útil para proteger contra doenças cardiovasculares.

Os níveis de triglicerídios também é importante, a maioria das pessoas saudáveis ​​devem ter os níveis de triglicerídios abaixo de 150 mg.

Segundo estudos sugeridos, adultos saudáveis ​​devem comer menos do que 300 mg de colesterol por dia. É por isso que alimentos como ovos e camarão chamam tanta atenção. Um ovo grande por exemplo tem cerca de 185 mg de colesterol, enquanto uma porção de camarão pode conter mais de 100 mg.

Enquanto os ovos têm sido visto como inimigo público n º 1 na batalha contra o colesterol elevado, pesquisas estão mostrando que o consumo moderado de ovos, até um ovo por dia, não aumenta significativamente o risco de doença cardíaca em pessoas mais saudáveis. Porém as pesquisas também mostram que os ovos fazem aumentar os riscos de doença cardíaca para as pessoas com diabetes.

Se alguém tem outros problemas de saúde, como diabetes ou colesterol alto, talvez deveria evitar comer a gema de ovo, que é onde a maior parte do colesterol é encontrado, e em vez disso comer a clara de ovo.

Na verdade o problema com os ovos é que além de seu conteúdo de colesterol alto, os ovos são frequentemente servido com alimentos como queijo, salsicha e manteiga, que são ricos em gordura saturada. Mas os ovos são ricos em outros nutrientes, bem como, incluindo as vitaminas A e D, vitaminas do complexo B e de fósforo. Eles também contêm luteína e zeaxantina, que pode ajudar na visão.

Como Controlar o Colesterol

Controlar o colesterol não é tão difícil como muitos imaginam, na verdade só é preciso seguir algumas regras simples e ter força de vontade, veja abaixo nossas dicas:

Dicas Para Aprender como Controlar o Colesterol

  1. Concentre-se em gorduras totais, reduzir  somente o colesterol da dieta não é a resposta para reduzir os níveis de colesterol no sangue.  Preste atenção em toda a sua  dieta alimentar, e concentre seus esforços em controlar a ingestão de gordura total.
  2. É especialmente importante substituir as gorduras saturadas, encontradas em alimentos como certas carnes e queijos, por gorduras saudáveis ​​monoinsaturadas e poliinsaturadas.
  3. Genética e estilo de vida podem desempenhar papéis significativos nos níveis de colesterol no sangue. O corpo sempre produz colesterol independentemente de quanto colesterol que você come. Algumas pessoas são geneticamente predispostas a produzir mais colesterol do que outros. Fatores como excesso de peso,evitar exercícios e tabagismo também contribuem.
  4. Se você reduzir sua ingestão de gordura saturada, você pode reduzir seu nível de colesterol LDL em 8 a 10 por cento.
  5. A maior maneira de reduzir ou controlar os seus níveis de colesterol é diminuir o consumo de  gorduras saturadas e gorduras trans.
Boa alimentação ajuda controlar o colesterol
Na realidade o segredo é simples, basta ter moderação em tudo. Todos nós fazemos mal a saúde quando comemos muito, independente do que seja. Equilíbrio e moderação são as principais características de uma dieta saudável e  a resposta para a maioria dos que querem saber como controlar o colesterol.

Daniel

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