0

Como Criar um Negócio de Sucesso

Praticamente todos os dias lemos ou ouvimos notícias sobre pessoas bem sucedidas.  Afinal, como criar um negócio de sucesso ? Um dos últimos casos de sucesso que chamou bastante atenção na mídia recentemente foi o caso do brasileiro Mike Krieger que ganhou 100 milhões de dólares com a venda do Instagram para o Facebook.

Mas não precisamos ir tão longe para identificar casos de sucesso, talvez até mesmo de pessoas próximas a nós como amigos, vizinhos, etc. Um negócio não precisa ser multimilionário para ser considerado um sucesso, existem muitas pessoas que criaram negócios de sucesso com atividades simples como trabalhos manuais, venda de doces ou comida caseira, etc.

Existem pessoas que querem mudar de vida mas não procuram mudar de atitude, para estas aquela máxima continue fazendo o que sempre fez e continuará a ter os mesmos resultados de sempre é mais do que verdade. Por outro lado existem aquelas pessoas com idéias e visão empreendedora mas que ao mesmo tempo não sabem como executar suas idéias e colocar sua visão em prática, ou a fazem de maneira errada e por isso acabam fracassando.

Dicas Para Criar um Negócio de Sucesso

  1. É preciso pensar em criar algo de que você gosta, não adianta querer se aventurar em alguma área apenas porque acha que dá dinheiro ou porque viu notícias de pessoas que ganharam dinheiro e fizeram sucesso com este tipo de negócio. Se você escolher abrir um negócio apenas pensando no dinheiro sua chance de sucesso é muito baixa.
  2. Crie algo de que tem conhecimento e sabe como fazer bem, também não adianta gostar muito de alguma coisa mas não ter conhecimento na área. Se você gosta de Internet não é por isso que você vai ser o próximo caso de sucesso como o brasileiro do Instagram, pois se não tiver conhecimento na área dificilmente conseguirá ir em frente.
  3. Agora que você já sabe que para ter sucesso em um negócio é preciso gostar do que vai fazer e saber como trabalhar bem no negócio escolhido é preciso parar para pensar levando isto em consideração; O que eu gosto de fazer e tenho facilidade em fazer ?
  4. Pode parecer difícil no começo, mas na verdade é bem simples. Se por acaso você gosta de cozinhar e sabe como fazer muito bem, doces, tortas, etc. Uma boa idéia de negócio seria vender doces, tortas, bombons e outros, poderia começar aos poucos com produção caseira e aos poucos ir conseguindo clientes, vender encomendas para festas, buffets, etc.
  5. Um outro exemplo simples, se você tem habilidade de sobra no computador para manutenção, configuração de redes, criação de sites e outros semelhantes e gosta de fazer isso e se além disso tem facilidade para se relacionar e comunicar com as pessoas, então uma boa idéia de negócio seria oferecer estes serviços para clientes pessoa física ou para empresas, ou quem sabe até mesmo abrir um ponto comercial para trabalhar com isso.
  6. Após ter escolhido o negócio que pretende criar é importante analisar se vai precisar de um ponto comercial ou não. Dependendo do negócio, o trabalho inicialmente pode ser realizado de casa mesmo.
  7. Se você optar por trabalhar em casa é preciso cuidado especial com a disciplina, não é porque vai trabalhar em casa que vai ficar dormindo até as 11 e trabalhar a hora que quiser, é preciso ter um rotina e disciplina para separar as atividades domésticas da atividade profissional.
  8. Se o seu negócio precisar de um ponto comercial logo no início, avalie bem se o tipo de negócio precisa de um ponto na rua ou em estabelecimentos como shoppings, este é um ponto muito importante a se considerar pois uma escolha errada pode inviabilizar o negócio, faça uma análise de mercado bem feita antes de se decidir sobre isto.
  9. Inove e faça algo que seus concorrentes ou outras empresas da área ainda não fazem ou fazem muito pouco. Por exemplo, se você vende artesanato e agora quer expandir para a Internet, não pense apenas em fazer um site, participe de redes sociais como o Facebook e crie álbum com fotos dos seus produtos , etc. Isso vai ajudar para que seus produtos sejam divulgados boca a boca de forma viral.
  10. Fidelize seus clientes com promoções e vantagens.
  11. Ofereça um atendimento de qualidade e eficiente. A primeira impressão é a que fica, se o cliente sentir que foi mal atendido ou que o atendimento não foi eficiente ele pode nunca mais voltar e além disso pode fazer propaganda negativa do negócio.
Estes são apenas alguns pontos para conseguir criar um negócio de sucesso, existem muitos outros a levar em consideração, mas os principais pontos são abrir um negócio para trabalhar com algo que gosta e entende bem, seguindo estes dois pontos principais as chances do seu negócio dar certo e fazer sucesso é grande, o restante do aprendizado vem com a experiência e dia a dia do negócio.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *