0

Como Escolher Frutas

Se toda vez que você vai ao mercado deixa a escolha das frutas por último por não saber como escolher frutas direito e acaba meio que escolhendo ao acaso, então está na hora disso mudar, escolher frutas não precisa ser uma tarefa difícil e trabalhosa, na verdade é muito simples.

As frutas são excelente para uma alimentação saudável pois possuem muitas  vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais, frutose, fibras, etc. Além disso a maioria das frutas ajudam a limpar o organismo, saciam e tem baixas calorias e também são uma ótima fonte de energia e ainda é preciso levar em conta que são muito saborosas podendo ser degustadas em qualquer ocasião.

Infelizmente muitas pessoas deixam de comprar frutas não porque não gostam delas, mas pelo simples fato de que não sabem escolher  frutas, ou seja, não sabem como comprar frutas que estão num ponto bom para consumo, que não esteja muito verde e nem muito madura. De fato no Brasil por ser um país quente as frutas amadurecem muito rápido e devido a isso ao comprar frutas muito maduras por  exemplo elas provavelmente vão estragar rápido se demorar para serem consumidas.

Como Escolher Frutas – Dicas Gerais

  1.  Tudo começa com a escolha do local onde pretende comprar as frutas, normalmente feiras livres quitandas oferecem produtos mais frescos e com mais qualidade que a maioria dos supermercados.
  2. Uma das regras básicas para escolher frutas é dar preferência as frutas da estação, pois serão mais fáceis de encontrar em boa qualidade e quantidade, também devido a isso costumam ser mais baratas e amadurecem normalmente ao contrário de frutas fora da estação.
  3. Verifique se a casca da fruta que for comprar está sem manchas escuras, bolor ou rachaduras, quanto mais perfeita a casca melhor estará a fruta, quando a casca está danificada significa que a fruta já está em processo de decomposição e com toxinas internas.
  4. Ao  escolher frutas não pegue nenhuma muito verde nem muito madura, frutas muito maduras estragam rapidamente, isto se já não estiverem em processo de decomposição.
  5. Cheire a fruta e verifique se o aroma está agradável, quanto mais agradável o aroma, maior a chance da fruta estar boa e saborosa.
  6. Não compre frutas importadas, pois são recebem tratamento químico para aguentar o tempo de transporte sem estragar.

Como Escolher Frutas Mais Comumente Disponíveis a Venda

  1. Banana: Verifique se estão bem firmes e presas a penca, se não for consumir em curto prazo compre as um pouco mais verde.
  2. Abacaxi: O Principal é verificar a casca. Em cada “escama”, quanto mais fundas forem as divisões, mais verde ele estará, e, quanto mais aberta estiver a casca, mais no ponto estará. Se a malha estiver fechada estará menos doce.
  3. Laranja: As mais pesadas são melhores pois tem mais sumo.
  4. Uvas: Verifique se estão bem firmes e bem presas ao cacho, o cacho também deve ser bem cheio. Também cheque a tonalidade, as mais escuras são mais saborosas e doces.
  5. Peras: Preste bastante atenção a casa que deve estar bem macia e sem marcas ou rachaduras.  Também cuide com a tonalidade da cor, as melhores costumam ser as de cor mais forte.
  6. Melancia: Veja se a casca está bem firme e brilhante. Uma ótima dica é bater com palma da mão, se emitir um som “oco” está pronta para consumo.
  7. Pêssego: Preste atenção aos tamanhos quanto menor mais saborosos, a casca deve estar firme mas não muito dura.
  8. Manga: Escolha as de cor vermelho-amarelada. As mangas não podem estar moles, devem ser firmes, mas ao mesmo tempo macias ao tocar.
  9. Morango: Quanto menor e mais vermelho melhor. Não se engane com morangos grandes mas que ao mesmo tempo são “molengas”.  Morangos são vendidos em caixinhas, tome muito cuidado ao comprar, sempre cheque as frutas debaixo também pois as vezes colocam morangos bons em cima e outros ruins por baixo. Também verifique se não há nenhum sinal de decomposição como manchas rosadas ou brancas.

Agora comprar frutas pode ser uma tarefa prazerosa sabendo escolher frutas corretamente.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *