0

Como Escolher Tênis Para Corrida

Você quer começar a correr, mas antes quer comprar um tênis para corrida. E agora como escolher tênis para corrida ?
De fato é importante comprar um tênis apropriado para corrida, muitas pessoas começam a correr e esquecem deste “detalhe” o qual deveria ser dado mais importância.

Ao correr com um tênis inapropriado é quase certo que você terá dores nos pés, calcanhar, etc . Mas o pior é que não fica só nas dores pois correr com tênis inapropriados isso pode gerar problemas nos pés e articulações e tais problemas vão se agravando com o tempo até o ponto que o corredor tem que parar de correr e ficar de molho por alguns meses até fazer um tratamento e melhorar.

Se você já corre e vem sentindo dores nos pés ou articulações e acha que é devido a declives ou buracos nos locais em que corre ou porque força demais, esqueça isso, provavelmente a culpa é do seu tênis. O tênis ideal deve ser escolhido com base no formato do seus pés, tipo de treino que executa ou pretende executar, dentre outros fatores.

Arrisco até mesmo dizer que é melhor correr descalço do que com tênis inapropriados, pois tênis que não são próprios para corrida e nem se adaptam bem ao seu biotipo  podem fazer muito mal.

Aprenda Como Escolher Tênis Para Corrida

  1. Segundo Classificação da Runner´s World os tênis de corrida são divididos em cinco classes pelos fabricantes: estabilidade, trilha, amortecimento, controle de movimento e performance. Você precisa escolher a classe que mais se enquadra para você.
  2. Tênis da categoria Estabilidade tem a sola semi-curva e é indicada para quem tem peso médio e não tem problemas com o movimento do pé.
  3. A classificação Trilha,  é para aqueles que vão treinar trilhas na mata ou campo em terrenos acidentados ou com lama, devido a isso são tênis com maior tração, estabilidade e durabilidade.
  4. Tênis da categoria Amortecimento são ideais para pessoas que tem o arco do pé alto, o solado é curvo ou semi-curvo.
  5. Tênis da categoria controle de Movimento são os controlam a pronação excessiva, costumam ser mais pesados e possuem solado plano para dar mais estabilidade e suporte. Altamente indicados para quem possui pronação alta e pé chato.
  6. Em tênis classificados como Performance, o solado é curvo ou semi-curvo, o tênis é leve e usado para corridas em ritmo rápido.
  7. Escolha um tênis que seja mais adequado a você conforme as classificações acima. Por exemplo, você precisa saber se tem pronação baixa ou alta.  A pessoa com pronação pisa com a parte de fora do pé ao correr, isso varia de pessoa para pessoa. Um pé normal tem um grau leve de pronação para absorver o impacto e o tênis mais indicado é da categoria estabilidade ou amortecimento, por outro lado uma pessoa com pé chato tem grau excessivo de pronação e o mais recomendado é de controle de movimento ou estabilidade.
  8. Falando em pés, também é preciso levar em consideração o formato do pé ao escolher tênis para corrida. Escolha tênis que sejam adequados a largura e cumprimento dos seus pés, por exemplo, mais largos nos lados, na frente etc. Como você provavelmente usará o mesmo tênis para correr  todos os dias ele tem que ser bem confortável, sem machucar os pés, calcanhar, etc. Por isso na hora de escolher um tênis para corrida na loja, experimente bem, ande com ele e se for possível até de um corridinha pela loja com os tênis no pé antes de comprar.
  9. O mais caro nem sempre é o melhor ou mais adequado, muita gente se equivoca ao achar que comprando o tênis de uma marca famosa do último modelo que custa mil reais terão o melhor tênis de corrida do mundo. Isto é um erro básico, existem muitos tênis de corrida bons e por preços acessíveis.
  10. Outro ponto importante ao escolher tênis para corrida é escolher modelos “furadinhos” na parte superior e lateral, ou seja, tênis que oferecem ventilação para os pés, o que ajuda no conforto também. A maioria dos tênis para corrida já são desta maneira.

Agora que você já sabe como escolher tênis para corrida, corra para uma loja mais próxima, compre um e boa corrida !

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *