0

Como Evitar Manchas na Pele

Manchas na pele incomodam todas as pessoas independente se são pessoas vaidosas ou não.  As manchas na pele normalmente afetam pessoas de mais idade com 40 anos ou mais devido ao efeito da exposição ao sol e envelhecimento, porém há muitas pessoas que adquirem manchas na pele com menos idade, um caso relativamente comum por exemplo são as manchas na pele que mulheres desenvolvem durante a gravidez.

Estas manchas na pele geralmente  são marrons e aparecem com mais frequência no rosto e parte superior do corpo, mas podem aparecer em qualquer lugar, até mesmo nas costas das mãos. Existem cremes e tratamentos para reduzir a pigmentação e solucionar  problema.

As manchas na pele  também variam conforme a cor da pele de cada indivíduo.

Características de Manchas na Pele

  1. Normalmente são indolores.
  2. Podem ocorrer até mesmo em regiões como dorso das mãos e dos braços.
  3. Ocorrem principalmente devido a mudanças na cor da pele causada pelo envelhecimento ou exposição excessiva  e prolongada ao sol e aos raios UV (ultravioletas). Ambos os casos aceleram a produção da melanina que é o pigmento que dá cor a pele, e ao aumentar a produção de melanina em algumas áreas do corpo isso causa o surgimento das manchas.

Manchas na Pele – Fatores de Risco

  1.  Idade: manchas na pele geralmente aparecem depois dos 40 anos. Antes disso pode ser algum outro tipo de problema que pode ser algo simples e normal como já citamos no caso de mulheres grávidas ou pode ser algo mais grave  como por exemplo um câncer de pele. Mesmo que aconteça de manchas na pele só aparecerem depois dos 40 anos, é sempre aconselhável ir ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano.
  2. Genética: geralmente as manchas de pele, podem ter ligação com algum histórico familiar.
  3. Exposição excessiva ao sol , seja, no verão ou inverno.
  4. Falta do uso de protetor solar ou usar protetor com baixo fator de proteção.
  5. Pele muito clara:  pessoas com pele muito clara tem maiores chances de adquirirem manchas na pele.
  6. Manchas de Acne: Manchas provocadas por espinhas

Como Tratar Manchas na Pele

  1. No caso de manchas na pele provocadas por  acne o caso é mais complicado porque estas manchas normalmente são mais resistentes, neste caso o mais indicado é ir a um dermatologista pois ele poderá indicar qual o melhor tratamento a ser feito.
  2. Para manchas provocadas pelo excesso de exposição ao sol uma boa opção é misturar uma ampola de vitamina A, uma clara de ovo e uma colher de sopa de leite de magnésia. O creme deve ser aplicado durante quinze dias sem intervalos em qualquer horário.
  3. Para pequenas manchas, usar água de flores de camomila ajuda a remover as manchas,basta lavar o rosto diariamente com o produto.
  4. No caso de manchas causadas pelo atrito das coxas e no interior do braço, misture uma latinha de creme Nívea, duas ampolas de vitamina A e um tubo de Hipoglós e aplique nas áreas afetadas antes de ir dormir que deve resolver.
Como tratar manchas na pele

Um outro fator muito importante é verificar se você não possui nenhuma mancha na pele que é dolorida, neste caso, ou seja,  quando existem manchas na pele que provocam dor, procure um dermatologista urgente pois pode ser câncer de pele.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *