0

Como Fazer Artesanato

Muitas são as pessoas interessadas em aprender como fazer artesanato. Produtos de artesanatos sempre chamam atenção pela sua beleza, detalhes e por vezes pela simplicidade ou complexidade de cada um.

São produtos criados e produzidos de forma manual, normalmente as pessoas que produzem artesanato são conhecidas como artesãos.

A definição de artesanato diz que  Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato) que  é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Mas só pessoas especializadas, os chamados artesãos como mostrado acima que são especializados em trabalhos manuais podem fazer artesanato ?  De forma geral não, qualquer pessoa com boa vontade e dedicação pode aprender a criar produtos de artesanato e com o tempo ir aperfeiçoando a prática e habilidade manual.

Existem vários produtos e itens de artesanatos que podem ser criados, por isso não existe uma “receita” para fazer artesanato, cada produto é feito de uma forma diferente e com matérias primas diferenciadas.

Se você tem interesse em aprender como fazer artesanato, selecionamos três vídeos que mostram como fazer três tipos de produtos de artesanato diferentes.

Como Fazer Artesanato

 Artesanato – Como Fazer um Gato de Garrafa Pet

Como Fazer Artesanato com Meias

Artesanato – Como Fazer Pulseiras e Braceletes


Para aprender como fazer artesanato de outros produtos basta efetuar uma busca no YouTube que encontrará vários vídeos. Existem também diversas feiras de artesanato em todo o Brasil, visitar estas feiras com certeza ajudará no processo criativo e a entender melhor o mundo do artesanato de forma a facilitar seu aprendizado para aprender fazer artesanato.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *