0

Como Fazer Banho-Maria

Banho-maria é um método científico utilizado tanto em laboratórios químicos e na indústria (culinária, farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase.

O processo recebe o nome em honra à famosa alquimista, Maria, a Judia, a quem atribui-se a invenção do processo. As substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100 °C, no caso de utilização de água, pois a temperatura de ebulição em condições normais de temperatura e pressão é exatamente 100 °C. Temperaturas elevadas podem ser atingidas usando azeite.

Resumindo, no caso da culinária, banho-maria server para cozinhar algo de forma à aquecer lenta e uniformemente qualquer substância. Um uso muito comum é para para derreter chocolate.

Como Fazer Banho-Maria

  1. Coloque água numa panela e ponha no fogo para ferver.
  2. Dentro de um outro recipiente menor coloque o ingrediente que vai precisar do banho-maria pra receita.
  3. Quando a água ferver coloque o outro recipiente menor ( de metal ) dentro da água que está fervendo.
  4. Vá verificando até ficar pronto.
  5. Desligue o fogo e retire
O segredo do banho-maria é que o ingrediente  dentro do recipiente menor que estará boiando na água fervente não irá queimar, pois a água fervente se mantém à temperatura de 100º C, e toda a água que passa dessa temperatura vira vapor.

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *