Como Fazer o PIS/PASEP

postado dia 20 de abril de 2012
deixe seu comentário
 

O PIS ( Programa de Integração Social ) e o PASEP  (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

O PIS é um benefício repassado ao trabalhador através da Caixa Econômica Federal, já o PASEP é repassado para os servidores públicos através do Banco do Brasil.Trabalhadores da modalidade CLT contam com o PIS, servidores públicos tem o PASEP .

Após cinco anos de cadastro no PIS/PASEP(sendo o 1º ano, o ano de inscrição), os trabalhadores com carteira assinada durante pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano base e que receberam em média até dois salários mínimos e que tenha a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)enviada ao Ministerio do Trabalho e Emprego pelo empregador, têm direito a um abono salarial correspondente a um salário mínimo vigente anual ao trabalhador ou servidor.

Como fazer o PIS

Se você já tem carteira assinada ou já trabalhou com carteira assinada antes, então você já tem o PIS que deve ter sido criado no momento dos trametes legais para sua admissão. Se você não lembra do número do seu PIS  basta procurar uma agência da Caixa Econômica  com seus documentos que eles podem ajudar a consultar e ver seu número do PIS.

Como Fazer o PIS Pela Internet

Se você ainda não possui o PIS, pode gerar seu PIS pela Internet mesmo de forma simples e rápida. Mesmo se você for autônomo, doméstica, etc, você pode ter o PIS, pois restá previsto nas leis trabalhistas do nosso país.

  1. Pegue todos os documentos necessários para efetuar seu cadastro no PIS, CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e previdência social (no caso de trabalhar como empregada doméstica).
  2.  Entre na página da Previdência Social.
  3. Clique no botão para inscrição no PIS.
  4. Preencha todos os campos corretamente, colocando todas as informações necessárias.

Como Fazer o PIS – Solicitando o PIS  em uma Agência da Caixa Econômica Federal

Você também pode optar por ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Informe a algum atendente que você quer fazer o seu PIS, você será encaminhado para um funcionário responsável que irá  pedir algumas informações e após alguns minutos o processo estará concluído. Após concluir sua inscrição você receberá seu número PIS, guarde bem este número para quando precisar usar.
pis

 

Vida Profissional

postado por Daniel

 

Artigos Relacionados

 

Deixe seu comentário

Comentários Feitos

  1. Fernanda Disse:

    Bom dia, quero agradecer pelas informações, estava precisando do meu pis urgente para gerar um pró-labore em meu nome. Seu site foi o único que esclareceu todas as minhas dúvidas e ainda por cima me livrou de uma fila na caixa econômica para fazer o PIS. Agradecida de verdade por esse post. Ótimo Trabalho!

  2. José Valter Alves Disse:

    Agradeço grandiosamente pelas informações postadas. Foi uma grande ajuda!
    Que Deus lhe abençoe por esse trabalho!

Deixe seu comentário

 
 
 
 
© AprenderFazer.com.br 2014 | Todos os direitos reservados
 
Directory powered by Business Directory Plugin