5

Como Jogar Xadrez

O número de pessoas que sabem como jogar xadrez está aumentando a cada dia. Antes visto por muitos como um jogo muito difícil e intelectual, porém hoje boa parcela das pessoas sabem que não é bem assim, tanto que até mesmo crianças com 5 ou 6 anos conseguem aprender xadrez com facilidade.

Para jogar xadrez só é preciso conhecer as regras básicas, peças e movimentação de cada peça, o restante como estratégia, jogadas, etc, são coisas que o jogador vai aprendendo com o tempo conforme vai ganhando experiência.

 Como Jogar Xadrez

O jogo de xadrez é composto de peças como peões, bispos, torres, cavalos, damas e rei. O principal objetivo do jogo é dar Xeque Mate no Rei, Xeque Mate é o nome dado a jogada que é feita contra o rei adversário deixando o rei sem saída . Ao Contrário de outros jogos de tabuleiro, aqui não vence quem permanece com mais peças e sim quem consegue dar Xeque Mate no rei adversário.

Como Jogar Xadrez – Componentes do Jogo de Xadrez

  • 1 tabuleiro de 64 casas (8×8) de cores alternadas, normalmente preto e branco.
  • 32 peças compostas por 16 peões, 4 cavalos, 4 bispos, 4 torres, 2 damas e 2 reis.
O tabuleiro se divide em casas, colunas, fileiras e diagonais.

Como Jogar Xadrez – Movimentação das Peças

  • Rei – O rei pode se mover para todos os lados porém tem a limitação de só poder andar de uma em uma casa a cada jogada.
  • Rainha – Costuma ser a melhor peça do jogo de xadrez, a rainha tem um raio de ação muito grande praticamente ilimitado, é possível mover a rainha nas horizontais, verticais ou diagonais e sem limitação de casas, ou seja, pode se andar quantas casas quiser com a rainha.
  • Torre – A torre anda somente pelas horizontais e verticais quantas casa tiver à disposição, também pode andar quantas casas quiser, porém nunca na diagonal.
  • Bispo – Existem dois bispos, um na casa branca e outra na preta, os bispos podem se locomover somente na diagonal de sua cor por quantas casas quiser.
  • Cavalo - O movimento do cavalo consiste em dois passos. Primeiro um passo para qualquer direção e depois outros dois passos para um de seus lados, formando um movimento em L. O cavalo é a única peça que “salta” sobre as outras peças.
  • Peão –  O peão pode mover-se apenas para a frente. No primeiro movimento pode avançar duas casas de uma vez, depois disso só pode avançar de uma em uma casa. O peão captura a peça adversária na diagonal, ou seja, se houver alguma peça na diagonal seguinte a esquerda ou direita do peão, o peão pode capturar esta peça.

Como Jogar Xadrez – Como Organizar as Peças no Tabuleiro

O primeiro passo antes de iniciar uma partida de xadrez é organizar o tabuleiro colocando as peças de ambos os lados corretamente, as peças não podem ser colocadas de qualquer maneira no tabuleiro. Siga os passos abaixo para organizar o tabuleiro.

  1. Todas as peças com exceção dos peões são colocadas na primeira fileira do tabuleiro.
  2. Coloque as duas torres de mesma cor e coloque uma em cada canto do tabuleiro.
  3. Coloque os cavalos da mesma cor, um do lado de uma torre e outro do lado da outra torre.
  4. Coloque os bispos da mesma cor, um do lado de um cavalo e outro do lado do outro cavalo.
  5. Neste ponto devem ter sobrado somente duas casa, coloque a rainha de cor branca na casa branca e no caso da peça preta a rainha de cor preta na casa preta.
  6. Coloque o rei na última posição que sobrou nesta fileira, ao lado da rainha.
  7. Os peões São colocados na segunda fileira, a frente das peças maiores pois sua função é proteção/defesa destas peças, então coloque cada peão ( oito no total ) na segunda fileira um em cada casa.

Como Jogar Xadrez – Movimentos de Ataque e Defesa

Um jogador pode dar um Xeque ao rei em qualquer momento, o xeque, diferentemente do Xeque Mate dá possibilidade do rei se defender.

O rei pode ser defendido e impedir um Xeque Mate, fugindo ou posicionando uma peça a frente do rei para defende-lo. Quando não é possível a defesa é dado o Xeque Mate e a partida chega ao fim.

Como Jogar Xadrez – Movimentos Especiais

  1. Promoção – Ocorre quando o peão atinge a 8ª horizontal, ou seja, quando chega do outro lado do tabuleiro no lado do adversário, ao conseguir isso é possível promover o peão para uma peça de escolha do jogador, o mais comum é promover para uma rainha pois é a peça mais poderosa do jogo.
  2. Roque – É um movimento combinado de rei e torre que só pode ser feito uma vez só, basicamente o rei e a torre trocam de lado, não é possível fazer esta jogada se o rei já tiver levado algum Xeque e nem se o roque for deixar o rei em posição de Xeque.
  3. En passant – Ocorre  quando um peão está na 5ª casa e o peão adversário em sua casa inicial. Quando este avançar duas casas e ficar ao lado dará a oportunidade ao adversário de tomar este peão, como se ele tivesse caminhado apenas uma.

    enpassant

    Jogada enpassant

  4. Afogamento – Ocorre quando o  rei não está em xeque e não tem casa para mover ou qualquer outro movimento possível para fazer. Quando ocorre isso a partida é declarada empatada.

Agora que você viu que jogar xadrez não é tão complicado como talvez você pensava, chame um amigo para jogar ou jogue contra o computador para aprender como jogar xadrez na prática.

Daniel

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *