Como Pescar com Isca Artificial na Praia

postado dia 27 de abril de 2012
deixe seu comentário
 

Pescar com isca artificial na praia é possível ? Seja você um pescador de praia experiente que já sabe bem como pescar na praiacom molinete ou com vara lisa ou apenas alguém que está começando a aprender a pescar na praia seja da forma tradicional com molinete ou com vara lisa, ambas as formas que já ensinamos aqui em nosso site, talvez já tenha passado este questionamento em sua cabeça em relação a iscas artificiais.

Se você já pesca com iscas artificiais de barco em rios ou no mar sabe da eficiência destas iscas que muitas vezes proporcionam resultados melhores e a captura de exemplares maiores do que a pesca com iscas naturais. Talvez você até mesmo já tenha pescado com iscas artificiais em costões também obtendo ótimos resultados. Mas pescar com isca artificial na praia, como isso pode ser possível levando em consideração o pouco peso das iscas, agitação das ondas, etc, está falando serio mesmo ?

É meu caro pescador, estou falando sério mesmo, apesar de ser uma pesca pouco praticada é uma pesca que gera ótimos resultados se feita da maneira correta. Pescar com isca artificial na praia é perfeitamente possível e para quem gosta de pescar com os pés na areia esta é uma excelente notícia, pois é mais uma opção de pesca de praia disponível.

Aprenda como Pescar com Isca Artificial na Praia

Muitos pensam ser impossível pescar com iscas artificiais na praia porque a maioria das iscas são leves e desta forma impossibilitam arremessos longos perto dos canais mais distantes onde normalmente costumam pescar da forma tradicional.

O fato é que muitas vezes os peixes estão próximos da praia, em praias de tombo por exemplo é possível encontrar peixes grandes à apenas 10 metros da areias. E o conhecimento deste fato é que ajuda a pescar com isca artificial na praia, você não precisa arremessar a isca nos canais mais distantes e sim no primeiro ou segundo canal ou muitas vezes onde a onda está quebrando, as vezes até ocorre de fisgar um peixe bem próximo da areia na primeira arrebentação onde a profundidade é de apenas uns 30cm, isto é uma ocorrência comum com corvinas por exemplo.

Iscas Artificiais Para Pesca de Praia

Camarão artificial com cabeça de chumbo ( Jig head ). É uma isca leve mas muito eficiente para pesca de robalos e corvinas, se você quiser arremessar mais longe neste caso é necessário entrar um pouco na água até a linha da cintura, mas isso só é necessário se estiver pescando em alguma praia muito rasa. O apresentador de um programa de pesca pescou um robalo de mais de 10kg com camarão artificial na praia, veja no vídeo abaixo:

Tin squids são outra excelente opção, para quem não conhece este tipo de isca é muito simples, ela de certa forma é feita para praia pois é uma isca inteira de metal fortemente prateada e, cromada. Estas iscas são confeccionadas com uma liga, principalmente chumbo normalmente com 15% antimônio e 5% de estanho, por exemplo, que serve para endurecer e dar peso a isca. Parecem bastante com colheres e devido ao peso podem ser arremessadas razoavelmente longe. Veja abaixo algumas fotos desta isca:

Isca artificial para pescar na praia

tin squids

A vantagem deste tipo de isca além de poder ser usada para lançamentos longos é que é uma isca que fisga praticamente todo tipo de peixe de mar, desde bagres, baiacus e betaras até peixes nobres e cobiçados como robalo, corvina, linguado, etc. Um outro ponto positivo é que por se tratar de uma isca simples é encontrada praticamente em qualquer loja de pesca e não custa muito caro, algumas podem ser compradas por apenas 20 reais.

Veja no vídeo abaixo a eficiência de uma destas iscas em ação:

Iscas artificias que imitem ou pareçam com sardinhas ou manjubas, estas iscas também podem ser usadas com sucesso na pesca de praia, principalmente para pesca de peixes como robalo ou peixe espada.

Como Pescar com Isca Artificial na Praia

Ok, agora que você já sabe quais iscas usar é hora de escolher uma delas e ir pescar. Se a sua escolha for iscas que imitem peixes como a sardinha ou manjuba então o trabalho da isca deve ser com recolhimento contínuo e sem pausa. Se optar pelo camarão ou Tin Squids  pode trabalhar tanto com recolhimento contínuo como com leves toques e ponta de vara seguidos de uma pequena pausa, ambas as formas geram resultado se no local escolhido para a pesca tiver peixes.

O melhor horário para pescar com isca artificial na praia costuma ser no fim da tarde principalmente para a captura do robalo

pescar com isca artificial na praia

 

Pescaria

postado por Daniel

 

Artigos Relacionados

 

Deixe seu comentário

Comentários Feitos

  1. Gilberto Andara Disse:

    Assisti a montagem do chicote para pegar Corvina,achei excelente a dica do amortecedor entre o distorcedor e a chumbada Oliva,coisa que eu ainda não  tinha me dado conta do atrito que ocorre entre ambos,porém,aproveitando a idéia eu inovei,para não ficar aquele montão de troços eu retirei a capa de fio de cobre 2,5mm e cortei em pedaços de 2/2,5 cm e coloquei no lugar da borracha,faz o mesmo efeito e melhora o aspecto.
    Espero ter cooperado,grato aos pescadores que expõe suas idéias neste site,o que ajuda e muito novatos como eu,abçs.

  2. RENATO MARCELINO DE BRITO Disse:

    PARABÉNS PELO ROBALO, NUNCA TINHA VITO UM DAQUELE TAMANHO AINDA MAIS SAIDO DE UMA PRAIA, AS DICAS FORAM DE GRANDE VALIA, AMANHÃ ESTAREI EM SANTOS E TENTAREI UMA PESCARIA COM ISCA ARTIFICIAIS NA PRAIA, VALEU E UM ABRAÇO PARA TODOS

  3. Fabio Toledo Disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se daria para usar iscas tipo popper e qual o trabalho de vara a ser feito?
    Obrigado.
    Att. Fabio.

  4. Daniel Disse:

    Olá amigo,

    O ideal é usar metal jigs ou camarão artificial, o trabalho em ambos os casos deve ser com leves toques de vara ” pinducando”, tipo dois toques pra cima espera a isca tocar o fundo e repete isto..

Deixe seu comentário

 
 
 
 
© AprenderFazer.com.br 2014 | Todos os direitos reservados