1

Como Pescar com Vara Lisa na Praia

Pescar com vara lisa ou com vara caipira é algo comum em tanques, rios e lagos, porém pescar com vara lisa na praia é  bem raro, principalmente porque poucos sabem como pescar com vara lisa na praia.

A maioria dos pescadores ao pensar em pescaria na praia imaginam logo uma pescaria tradicional com molinetes ou carretilhas, carregados com centenas de metros de linhas, varas com 4 metros ou mais e de ação rápida, etc. Pensar em pescar na praia com vara lisa de fibra de carbono ou com vara caipira de bambu pode soar um pouco estranho. Apesar disso pescar com vara lisa ou pescar com vara caipira na praia pode trazer muitas emoções, bem como muitas capturas e divertimento garantido.

Este tipo de pescaria é feita com pé na areia e água nos joelhos e pode ser praticada por qualquer um até mesmo por crianças, devido a simplicidade e facilidade já que não requer muita técnica. Veja os materiais necessários e siga o nosso passo a passo explicando como pescar com vara lisa ou com vara caipira na praia.

Materiais para Pescar com Vara Lisa na Praia

  • Varas de bambu ou telescópicas de fibra de carbono com comprimento de 2,5metros a 4,5 metros.
  • Linhas de monofilamento de 0,20mm a 0,35mm.  A linha escolhida deve ser com base na probabilidade dos tamanhos dos peixes do local.
  • Chicotes confeccionados com um a três anzóis  e com pernadas de pelo menos 20cm com distâncias de 30 cm entre cada pernada.
  • Chumbadas oliva com pesos entre 5 e 20 gramas no máximo
  • Boias de isopor, você pode optar por pescar com as boias ou sem elas, fica a critério e gosto pessoal de cada um
  • Porta-iscas que pode ser pendurado ao pescoço ou cintura, pra não precisar ficar saindo da água toda hora.
  • Canivete ou tesourinha pra cortar as iscas, linha, etc.
  • Saca anzol ou alicate de bico para remover o anzol caso algum peixe engula o anzol o que é muito comum em pesca de praia.
  • Protetor Solar para se proteger do forte sol ou mormaço da beira de praia e evitar queimaduras.
  • Boné para proteção do sol também.
  • Óculos escuros para proteger os olhos do constante reflexo do sol refletido na água do mar.

Locais para Pescar Com Vara Lisa na Praia

Normalmente existem dois tipos de praia, as de tombo e as praias rasas. Praias de tombos são praias com forte declive,normalmente fundas com ondas quebrando apenas na beira da praia e nas quais basta entrar 5 metros ou menos que já tem buracos, canais ou porção funda. E praias rasas são praias de pouca profundidade normalmente com bancos de areia e que possuem vários pontos de rebentação com ondas, estas praias costumam ser planas e devido a isso, as vezes é possível adentrar centenas de metros mar adentro nestas praias com água na cintura ou joelhos.

Pescando com Vara Lisa na Praia em Praias de Tombo

Neste tipo de praia na maioria das vezes não vai ser necessário entrar na água, sendo assim o arremesso pode ser feito com os pés na areia mesmo ou adentrando muito pouco no mar, algo como 2 a 3 metros. Pois os peixes estarão em sua grande maioria bem próximos, mesmo os grandes exemplares.

Pescando com Vara Lisa na Praia em Praias Rasas

pescar

Praia Rasa

Nestas praias vai ser necessário entrar na água até atingir uma rebentação onde a água fique pelo menos na altura dos joelhos, deve se jogar a linha com a isca em cima ou atrás da arrebentação.

Iscas Para Pescar Com Vara Lisa na Praia

As iscas para este tipo de pesca não diferem muito das iscas usadas pescar na praia de forma tradicional. Ou seja, o camarão morto fresquinho do tipo sete barbas ou o camarão branco cortado em pequenos pedaços e sem casca devem produzir excelentes resultados.  Porém iscas como o corrupto costumam ter um resultado melhor principalmente na captura de grandes exemplares.

Técnicas Para Pescar com Vara Lisa na Praia

Finalmente, após ter o material correto e iscas em mãos e escolher o local da pescaria, agora basta somente sair da prática para teoria, colocar os pés na areia, entrar um pouco na água e iniciar a pescaria.

O principal para ter sucesso é saber “quando pescar” , os melhores horários são sempre no final da vazante e quando a maré começa a subir, normalmente dias de lua cheia e lua nova costumam trazer os melhores resultados.

Tente soltar sua linha em locais com profundidade entre 0,5 a 1 metro em caso de mar agitado, no caso de mar calmo se der pra entrar e jogar próximo ou em cima de um canal então esta seria a melhor opção no dia.

Após soltar a linha com a isca na água se estiver usando boia, basta ficar atento para puxar quando a boia afundar ou se mexer de forma diferente. Se pescar sem boia, então deve estar com a linha bem esticada pois assim sentirá qualquer puxada mínima que algum peixe venha a dar.

Esteja preparado para fisgar e brigar com peixes grandes também, pois mesmo ao pescar com vara lisa na praia  eles podem aparecer.

Daniel

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *