Como Pescar Peixe Espada

postado dia 20 de junho de 2012
deixe seu comentário
 

Pescar peixe espada é uma emoção que todo pescador que já pescou um exemplar de peixe espada sabe como é boa. O peixe espada apesar de não chegar a pesar muito dificilmente passando de 3kg proporciona muita adrenalina quando fisgado pois é um peixe valente que briga muito fazendo com que os caniços enverguem bastante.

O peixe espada como a maioria dos peixes de água salgada pode ser pescado nas praias, costões ou embarcado em baías ou mar aberto, porém pescar peixe espada é diferente da pesca de praia tradicional ou da pesca com molinetes ou carretilhas em costões ou embarcado.

 Como Pescar Peixe Espada

Pescar peixe espada é diferente da forma de pescar outros peixes de água salgada pois a pesca que gera maior sucesso na sua captura é a pesca com bóia devido ao fato do peixe espada normalmente nadar e caçar em meia-água.

Porém além desta forma de pescar peixe espada, a sua captura também pode ser efetuada utilizando iscas artificiais. Outro fator que diferencia a pescaria de peixe espada é que é uma pescaria normalmente realizada a noite pois é quando o peixe espada fica mais ativo e os cardumes maiores costumam aparecer gerando mais ações e capturas.

Como Pescar Peixe Espada com Bóia

Como a pesca  na maioria das vezes deve ser realizada a noite onde a probabilidade de sucesso é bem maior, então você vai precisar usar uma bóia luminosa que pode ser de dois modelos, com LED ou com Luz Química, o melhor normalmente é utilizar a bóia com LED, esta bóia utiliza uma pilha CR2032 e fica acessa por horas também fica bem mais visível do que bóias com Luz Química, os famosos Star Light. Compre pelo menos duas bóias e leve pilhas reserva também no caso de algum imprevisto. Se você por acaso resolver tentar pescar peixe espada de dia então pode utilizar um bóia de isopor normal tamanho grande.

Além da bóia luminosa você vai precisar de chumbos oliva de 20 a 25 gramas, empate de aço de uns 10 a 15 cm, destorcedor e garatéias para poder preparar corretamente seu material para a pesca do peixe espada.

A preparação da linha para pescar peixe espada com bóia não é como a forma tradicional normalmente utilizada em pesca de praia pois a forma de montar o chicote é bem diferente. Para preparar a linha prenda um chumbo oliva de 20g para que a bóia fique em pé e para dar mais peso ao conjunto, e um pequeno destorcedor para engatar no grampo do chicote.

Para a vara a ser utilizada o recomendado são varas menores com 2 a 3m de preferência de ponta mais grossa e ação rápida pois o peixe espada tem que ser fisgado com força e normalmente puxa muito quando é fisgado, se você estiver usando uma vara muito fraca ela pode quebrar e se for de ação lenta pode ser difícil de fisgar o peixe. No molinete coloque linha de bitola de no mínimo 0,30mm, o ideal é usar 0,40mm.

Prepare um chicote de tamanho adequado à vara com tamanho entre 1,20 a 2m de linha 0,50, atando um destorcedor com grampo médio numa ponta, para prender o empate de aço. Coloque um chumbo oliva de 20g, ladeado por miçangas. A uns 5cm faça um nó de correr. Coloque um conjunto miçanga/grampo/miçanga. Este grampo servirá para engatar a bóia na hora da pesca. Acima, faça um nó de correr para poder regular a altura da bóia conforme as condições do local, ou utilize uma borrachinha especial que faz o trabalho do nó. Coloque outro destorcedor nesta ponta do chicote. O  empate de aço pode ser flexível ou rígido. No caso de usar o flexível, monte-o com cerca de 20cm, e empate uma garatéia anzol 1/0 a 2/0, para fixar a isca.

Prenda uma garatéia 1/0 a 2/0 nesta ponta, e outro igual no outro lado da isca, através de um grampo. Veja como fica o chicote montado na foto abaixo:

Aprenda como pescar peixe espada

Como isca o mais utilizado são sardinhas ou manjubas que podem ser iscadas inteiras ou pela metade. A isca ficará estendida em metade do aço, com uma garatéia em cada lado. Prenda bem  a isca com elastricot.

Prepare, previamente, alguns empates iscados, já que, se encontrar um cardume, a troca rápida potencializa a quantidade de capturas.  Em princípio, regule a altura da bóia entre 80 e 100cm e depois pode mudar conforme notar a profundidade que o peixe está atacando mais. Quando recolher a isca, faça-o em velocidade moderada, como se fosse uma artificial. Há grande possibilidade do peixe atacar nesta situação. Há ocasiões em que o peixe abocanha a isca, sem morder nem correr, é o famoso  “mamando” a isca que o peixe espada costuma fazer. A bóia se move mesmo com mar calma e água quase parada, por isso fique de olho na bóia e a hora que a bóia fizer um movimento mais rápido ou longo provavelmente é o espada “carregando” a isca, quando isso acontecer fisgue na direção contrária, com a vara baixa.

Como Pescar Peixe Espada com Isca Artificial

Para a pesca com iscas artificiais de preferência a modelos de iscas semelhantes a sardinhas ou manjubinhas, também poderá utilizar colheres ou qualquer outra isca que faça barulho. O importante é optar por iscas de meia água ou superfície para ter sucesso pois trabalham na faixa de água que o peixe espada costuma estar.

Utilize um empate de aço de uns 15 cm para evitar que o peixe espada corte a linha ao tentar pegar a isca e para melhorar a produtividade no caso da pescaria noturna você pode amarrar um Star Light no empate para atrair a atenção do peixe espada. O trabalho da isca é simples, pois basta jogar e depois recolher em seguida sem ser necessário toques de ponta de vara ou outras coisas.

Programa de Pesca com Pescaria de Peixe Espada

Outro ponto importante a levar em consideração seja na pesca com bóia ou com iscas artificiais é tomar cuidado com as fisgadas para evitar acidentes com as garatéias e também na hora de retirar o peixe tomar cuidado com seus dentes afiados, tomando estes cuidados e seguindo as dicas acima você já pode ir pescar peixe espada e com um pouco de sorte terá sucesso.

pescar peixe espada

 

Pescaria

postado por Daniel

 

Artigos Relacionados

 

Deixe seu comentário

Comentários Feitos

  1. fachini Disse:

    OTIMOS ARTIGOS , PARABENS

  2. antonio miranda Disse:

    excelente seus ensinamentos e orientações baseado de experiencias. sou fanático por pescarias, mas leigo no assunto e com suas orientações pude adquirir práticas de como pescar variedades de peixes como robalos e espadas. sou fã tb de pescaria de sargos.

  3. Daniel Disse:

    Olá amigo,

    Obrigado pelos elogios, já são anos de pesca de praia…rs

    Os sargos também nos proporcionam muitas alegrias na pesca de praia. Em breve pretendo criar um artigo sobre a pesca de sargos, uma dica que posso adiantar aqui é em relação as iscas, sargos adoram tatuíras e pequenos siris ou caranguejos.

  4. boanerges Disse:

    Caro amigo, muito bom suas dicas. Sou iniciante e me amarro pescar espadas, quase sempre em um pier de Itacuruçá. Gostaria de saber outros locais bacanas para este tipo de pesca na Costa Verde (com bóia luminosa). Um grande abraço.

Deixe seu comentário

 
 
 
 
© AprenderFazer.com.br 2014 | Todos os direitos reservados