Como Usar Chicotes de Pesca de Praia

postado dia 2 de abril de 2012
deixe seu comentário
 

Um dos itens essenciais para a pesca de praia é o chicote. Neste tutorial vamos ensinar como usar chicotes de pesca de praia.

O chicote é o segmento terminal da linha, em que são fixados os anzóis e a chumbada. Geralmente é uma peça de náilon monofilamento que é amarrado na ponta da linha que sai do molinete ou do arranque se houver. Em qualquer categoria de pesca de arremesso, o chicote sempre deve ser o elo mais forte e confiável da corrente formada pelo conjunto linha/arranque/chicote, nunca deve ser mais fino ou fraco que a linha principal ou arranque, caso contrário pode arrebentar durante algum arremesso.

Normalmente já existem diversos chicotes para pesca de praia a venda nas lojas de pesca, desde os modelos simples sem rotor, sem giradores, etc, até os modelos “profissionais” com rotor, girador e snaps, normalmente usados pelos pescadores mais experientes e em competições de pesca de praia. Os melhores resultados com certeza se dão com este chicote  profissional, composto pela linha de náilon, rotores e giradores. Os Chicotes são usados em conjunto com as pernadas que são linhas curtas com o anzol na ponta.

chicotes

Chicote de Pesca de Praia

Apesar de normalmente encontrar chicotes a venda, as vezes só são encontrados os modelos simples dependendo da cidade e e pontos de venda de material de pesca. No litoral do Paraná por exemplo é muito difícil encontrar  chicote profissional a venda . Por isso é  sempre bom ter em sua caixa de pesca uma boa variedade de modelos.

Existem chicotes de pesca de praia com dois rotores e com um rotor, o número de rotores determina o número de pernadas e anzóis utilizados, 2 rotores permitem 2 anzóis e um rotor apenas um anzol.

chicotes

Chicote de Pesca com Um Rotor

chicotes

Chicote de Pesca com Dois Rotores

Normalmente usamos o chicote de um rotor para pescar com uma pernada grande de uns 80cm ou mais.  é utilizado quando a intenção é de pescar algum peixe em específico e é bem útil na pesca de robalos. Este tipo de chicote mede normalmente 1 metro, tem um girador na parte de cima para amarrar na linha principal e outro embaixo com snap para prender a chumbada.

O Chicote com dois rotores permite a pesca com duas pernadas e dois anzóis é o mais usado normalmente pela maioria dos pescadores por aumentar a chance de fisgar os peixes, mede aproximadamente 60 centímetros, possuindo em média 40 cm de distância entre cada rotor, da mesma forma que os chicotes com um  rotor, este possui um girador em cima e outro embaixo com snap.

Como Usar Chicotes de Pesca de Praia

Agora que você já aprendeu o que são os chicotes de pesca de praia e sobre os modelos disponíveis e após ver as imagens dos chicotes provavelmente já deve imaginar como utilizar os chicotes.  Uma vez com os chicotes na mão o processo de uso é realmente muito simples.

chicotes

Chicotes de pesca, itens e montagem

Preparando seus Chicotes de Pesca de Praia

  1. Amarre sua linha principal ou arranque ao girador da parte de cima do chicote.
  2. Prenda o chumbo no snap do girador da parte inferior do chicote.
  3. Faça as pernadas, ou seja, corte uma ou duas linhas de náilon , conforme o número de anzóis que for usar. Corte deixando as com um tamanho de no mínimo 30cm, as pernadas devem ter entre 30 a 90cm, conforme a pesca que for fazer, se for usar duas pernadas, deixe as pernadas mais curtas com uns 30cm cada para evitar que se embolem uma na outra.
  4. Amarre o anzol na ponta de cada uma das pernadas.
  5. Na outra ponta da linha das pernadas faça um nó.
  6. Prenda as pernadas nos rotores do chicote passando o nó da ponta das pernadas pelo lado “maior”/parte aberta do rotor e depois puxe o nó até a “parte fechada” e trave ele ali puxando a linha para baixo para prender sua pernada no rotor.
  7. Pronto, seu chicote está preparado, agora é só colocar isca no anzol e começar a pescaria.

Uma dica útil é sempre deixar chicotes “reservas” preparados e prontos para uso, pois é normal as vezes arrebentar a linha ou chicote e leva-se um bom tempo pra preparar outros, com isso perde-se tempo de pescaria para preparar tudo de novo. Para evitar estas situações sempre deixe pelo menos mais uns 2 chicotes de pesca de praia a mais prontos quando for pescar.

 

postado por Daniel

 

Artigos Relacionados

 

Deixe seu comentário

 
 

Categorias

  • Nenhuma categoria
 
 
© AprenderFazer.com.br 2014 | Todos os direitos reservados